sábado, 26 de junio de 2010

Brasil: MST Informa 25 de junio 2010

A ofensiva do agronegócio contra o povo brasileiro.
LETRAVIVA - O agronegócio tenta avançar com seu projeto para a agricultura brasileira em duas frentes: mudanças no Código Florestal Brasileiro e na liberação do arroz transgênico. Enquanto a primeira frente viabiliza o desmatamento, a segunda passa o controle das sementes para cinco empresas transnacionais
http://www.mst.org.br/node/10174

Proibição de crédito rurual a fazendeiros escravagistas é avanço importante

O MST considera muito importante a medida do Conselho Monetário Nacional (CMN), que proíbe a liberação de créditos agrícolas do sistema financeiro a latifundiários e empresas do agronegócio que mantêm trabalho escravo em suas terras.

A decisão veta as instituições financeiras que integram o sistema de crédito rural no país de contratar ou renovar operações de crédito agrícola a pessoas físicas e jurídicas inscritas na “lista suja” elaborada pelo Ministério do Trabalho.
http://www.mst.org.br/Proibicao-de-credito-rural-fazendeiros-escravagistas-avanco
Ato recorda golpe em Honduras despois de um ano em SP
25 de junho de 2010

No dia 28 de junho de 2009, um golpe militar depôs o presidente eleito de Honduras, Manuel Zelaya. Uma ação organizada pela burguesia local, com a ajuda dos EUA, para reprimir o avanço das mobilizações dos trabalhadores hondurenhos, animados com a convocação de uma assembleia constituinte.

Desde o golpe, o povo hondurenho tem travado uma dura batalha, as massas enfrentaram diversas vezes o exército reivindicando a volta de Zelaya e pela realização da assembleia constituinte. Em novembro de 2009 foi organizada, pelo governo golpista de Roberto Micheletti, uma eleição ilegítima, com forte presença militar, que teve a vitória de Porfírio Lobo para a presidência. No entanto, mais de 47% do povo virou as costas para as eleições antidemocráticas, aderindo ao boicote.

Mantemos aqui no Brasil a nossa profunda solidariedade à luta do povo hondurenho, contra o governo ilegítimo, submisso ao capital e ao imperialismo. Convocamos no Brasil todas as organizações dos trabalhadores, todos os lutadores, para manifestar essa solidariedade em um ato no consulado de Honduras no dia em que se completará um ano desse vergonhoso golpe às 10h
http://www.mst.org.br/node/10173

No hay comentarios:

Ir arriba

ir arriba
Powered By Blogger